Projeto SiAMA lança Cartilhas de Agrofloresta com foco em regiões da Mata Atlântica

Projeto SiAMA lança Cartilhas de Agrofloresta com foco em regiões da Mata Atlântica

27/01/2022

Série de publicações busca difundir, de maneira simples e didática, conhecimento técnico sobre sistemas agroflorestais

Depois de publicar o Guia de Agrofloresta na Mata Atlântica, o projeto SiAMA (Sistemas Agroflorestais na Mata Atlântica) lança uma série de Cartilhas de Agrofloresta com o objetivo de divulgar, de maneira simples e didática, informações técnicas sobre sobre sistemas agroflorestais (SAFs) tanto para o público geral, quanto para as pessoas impactadas por suas ações em campo.

Composta por três cartilhas, a série tem como foco apoiar a implementação e manutenção de agroflorestas nas regiões específicas em que o projeto atua: Costa do Descobrimento, na Bahia, Vale do Ribeira e Lagamar, no sul de São Paulo e no norte do Paraná, e o estado do  Rio de Janeiro. 

As cartilhas, que estão sendo usadas nas atividades presenciais de capacitação promovidas pelo projeto, foram desenvolvidas de maneira colaborativa pelas equipes da Agroicone, Movimento de Defesa de Porto Seguro (MDPS), Iniciativa Verde e a ONG AS-PTA. 

Miolo de uma das cartilhas de agrofloresta. Ilustrações: Patrícia Yamamoto

“Acreditamos que um material técnico com uma linguagem direta, em um formato criativo e dinâmico, tem muito a contribuir com a vida de mulheres e homens no campo, que muitas vezes não dispõem de tempo para leitura de conteúdos técnicos muito densos sobre agrofloresta. Participaram deste processo de criação organizações e agricultores e agricultoras que atuam diretamente com SAFs nas regiões onde projeto atua”, afirma a Gestora do projeto SiAMA, Ana Loreta Paiva. 

As publicações podem ser baixadas de maneira gratuita nos links abaixo:

Leia mais sobre o projeto SiAMA:

portfoliohttps://www.agroicone.com.br/wp-content/uploads/2022/01/wordpress_cartilha_agrofloresta_siama_2.png
Compartilhe