Em comemoração ao Dia Nacional da Mata Atlântica, projeto lança série de vídeos sobre plantio de agroflorestas no bioma

Em comemoração ao Dia Nacional da Mata Atlântica, projeto lança série de vídeos sobre plantio de agroflorestas no bioma

27/05/2022

Série documental acompanha a implantação de sistemas agroflorestais (SAFs) em Unidades Demonstrativas para agricultores familiares

No dia 27 de maio é celebrado o Dia Nacional da Mata Atlântica, data que visa conscientizar a população sobre a importância de sua conservação. Para celebrar, o SiAMA (Sistemas Agroflorestais na Mata Atlântica) lançou uma série de vídeos documentais sobre a implantação de Unidades Demonstrativas (UDs) de agroflorestas no bioma, atividade que beneficiou pelo menos 581 famílias em um ano e integra uma gama de ações do projeto voltadas à capacitação técnica de agricultores familiares.

Entre 2021 e 2022, foram implantadas 22 UDs de agrofloresta os estados do Rio de Janeiro (16), Bahia (3), São Paulo (2) e Paraná (1), locais onde o SiAMA realiza atividades que visam dar escala aos sistemas agroflorestais (SAFs), sistemas produtivos que combinam o uso de árvores e culturas agrícolas em uma mesma área. As Unidades Demonstrativas são áreas de plantio que podem ser visitadas com finalidades de divulgação, difusão de conhecimento, extensão e assistência técnica rural. As comunidades que participaram das implantações poderão gerar renda a partir do manejo e extração dos produtos agroflorestais ali cultivados.

Disponível no YouTube, a série de vídeos acompanha a implantação de UDs na região do Vale do Ribeira (SP) e nos municípios de Duque de Caxias (RJ), Guapimirim (RJ), Friburgo (RJ) e Eunápolis (BA). Para a realização destas atividades o projeto organizou os chamados mutirões agroflorestais, estratégia utilizada por agricultores familiares que envolve mobilizar pessoas em atividades de plantio e preparo de canteiros. Além de driblar a falta de recursos financeiros e mão de obra, esse método colaborativo contribui para estreitar os laços entre os agricultores de uma comunidade. 

A implantação das Unidades Demonstrativas e a promoção in loco de oficinas práticas e teóricas fazem parte do pilar de capacitações do SiAMA, que também incluiu a publicação de materiais técnicos (como o Guia de Agrofloresta na Mata Atlântica e uma série de cartilhas de agrofloresta, disponíveis online) e a realização de um curso introdutório sobre a comercialização de produtos agroflorestais em modalidade EaD (ensino à distância).

Todas as atividades do projeto são norteadas pelo componente GESI (sigla em inglês que significa Igualdade de Gênero e Inclusão Social) e buscam apoiar e empoderar, em especial, pessoas em risco de exclusão e/ou desvantagem social e econômica, como agricultores familiares, mulheres e comunidades tradicionais (quilombolas, caiçaras e indígenas).

Clique aqui para acessar a playlist da série no YouTube. Alternativamente, assista aos vídeos a seguir: 

Outras publicações do projeto SiAMA:

 

Arte de divulgação da série de vídeos do projeto SiAMA

portfoliohttps://www.agroicone.com.br/wp-content/uploads/2022/05/serie_videos.png
Compartilhe