Contribuições da Agroicone para agricultura sustentável com o Modelo de Uso da Terra para a Agropecuária Brasileira – BLUM

Contribuições da Agroicone para agricultura sustentável com o Modelo de Uso da Terra para a Agropecuária Brasileira – BLUM

17/06/2021

O desafio de conhecer os impactos da atividade agropecuária no uso da terra a fim de planejar políticas eficientes de desenvolvimento sustentável no Brasil exige a utilização de modelos como o BLUM – Modelo de Uso da Terra para a Agropecuária Brasileira.

O BLUM é definido como um modelo econômico dinâmico de equilíbrio parcial, multirregional e multimercados para a agropecuária brasileira, com capacidade para estimar expansão do setor no médio e longo prazos.

O modelo permite avaliar impactos no uso da terra em diferentes cenários de aplicação de políticas públicas. “O BLUM é uma ferramenta de grande valor para planejar ações que promovam um círculo virtuoso na agropecuária e que colaborem para a meta de reduzir 43% de emissões até 2030, conforme o compromisso assumido pelo Brasil no Acordo de Paris, bem como para adaptação e resiliência do setor agropecuário”, afirma Leila Harfuch, sócia-gerente da Agroicone e coordenadora técnica do BLUM.

Confira apresentação de Leila Harfuch sobre o BLUM:

O BLUM foi desenvolvido a partir de 2008, com intuito de obter informações precisas sobre impactos diretos e indiretos da produção de biocombustíveis, em parceria com o Centro para o Desenvolvimento Rural e Agropecuário (CARD) da Universidade de Iowa (modelo global FAPRI-CARD). Esses primeiros resultados foram fundamentais para o etanol de cana-de-açúcar brasileiro ser considerado biocombustível avançado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).

Tem sido primordial em diversos estudos da Agroicone que auxiliaram formuladores e gestores dos estados e da federação em suas políticas agrícolas e ambientais. No setor privado, teve contribuições decisivas para tomadas de decisão em relação aos riscos climáticos e de mudança no uso da terra, tornando o agronegócio mais competitivo e resiliente.

No âmbito das negociações internacionais, o BLUM foi utilizado em estudos que ajudaram a fundamentar ações levadas pelo Brasil em sua NDC ao Acordo de Paris. Além disso, foi utilizado em estudos que apoiaram negociações internacionais do agronegócio brasileiro.

Confira o vídeo que apresenta projetos que tiveram contribuições do BLUM:

portfoliohttps://www.agroicone.com.br/wp-content/uploads/2021/06/blum-e1623934660679.jpg
Compartilhe