Consultoria especializada para certificação de usinas de cana-de-açúcar para o LCFS-CARB

Foto: Wenderson Araujo/CNA

Consultoria especializada para certificação de usinas de cana-de-açúcar para o LCFS-CARB

18/07/2022

No período de 2021 ao primeiro semestre de 2022, 26 usinas brasileiras de etanol de cana-de-açúcar obtiveram certificação pelo programa Low Carbon Fuel Standard da agência governamental California Air Resources Board (LCFS-CARB), nos Estados Unidos. Dentre as usinas certificadas, 14 tiveram consultoria da Agroicone em parceria com a BRAC Consulting.

O programa LCFS-CARB determina as políticas de biocombustíveis e concede certificações para empresas que desejam comercializar biocombustíveis com baixa emissão de carbono em todo o estado da Califórnia. Trata-se de um dos maiores mercados do mundo no setor de transição energética e que melhor remuneram o carbono evitado, sendo por isso de grande interesse para exportadores brasileiros.

As usinas interessadas em obter a certificação devem atender aos critérios da política e passar por alguns processos, iniciando com o levantamento dos dados industriais e o preenchimento da calculadora CA-GREET, que calculará as emissões de gases do efeito estufa do etanol produzido segundo o padrão LCFS-CARB. Essa contabilização gera uma nota de intensidade de carbono, que mais tarde será utilizada como critério para a remuneração do etanol exportado. Depois disso, é feito o cadastro da usina na plataforma oficial do CARB, e juntamente com outras documentações a calculadora é submetida ao CARB, que deve aprovar a rota de produção proposta.

Desde 2019, a metodologia de certificação passou a incluir também a auditoria de firmas inspetoras independentes. Para esse processo de verificação, as usinas podem contar com consultorias especializadas para auxiliar no levantamento das evidências e documentação da rastreabilidade dos dados da calculadora e dos demais requisitos da legislação e, também, elaboração de um relatório com o detalhamento dos processos industriais.

A parceria da Agroicone com a BRAC Consulting uniu a expertise técnica em avaliação de ciclo de vida por parte da Agroicone com a experiência em auditorias e certificações por parte da empresa BRAC Consulting. Nessa parceria, as usinas contam com suporte para levantamento de informações e evidências até acompanhamento das auditorias e pós-auditoria até a emissão do certificado. A consultoria também dá suporte com esclarecimentos quanto às práticas de produção e estudos técnicos tendo em vista a experiência nessa e em outras regulações.

A BRAC consulting é uma empresa de consultoria especializada no agronegócio, possuindo como foco principal certificações de sustentabilidade como Bonsucro, ISCC, RFS2, CARB e Renovabio. Seu fundador, Fábio Beltrame Magalhães, atuou como diretor de certificações na empresa Control Union, com sede na Holanda e presença em mais de 70 países.

A Agroicone atua no setor de biocombustíveis e mudanças climáticas, contribuindo para criação e aperfeiçoamento de políticas públicas, e para melhoria dos processos de gestão e sustentabilidade do setor privado. Tem realizado estudos com base em evidências científicas e uso de modelos integrados de análise e projeções sobre uso da terra, que contribuíram para o desenvolvimento do setor.

 

portfoliohttps://www.agroicone.com.br/wp-content/uploads/2022/07/CNA_Wenderson-Araujo-md.jpg
Compartilhe