Governo e setor agrícola precisam dar atenção para risco de desmatamento ilegal

20/12/2021

Nos últimos dias teve repercussão na imprensa a notícia sobre redes europeias de supermercados que anunciaram boicote à carne bovina brasileira em razão de denúncias sobre a originação do gado e risco de desmatamento. O sócio-diretor da Agroicone, Rodrigo C. A. Lima, foi um dos especialistas ouvidos pela BBC Brasil sobre esse assunto.

Na entrevista, Rodrigo esclareceu que a medida dos supermercados despreza a pecuária sustentável brasileira e tende a não ser efetiva para ajudar a conter o desmatamento que, na prática, é causado por vários fatores. O boicote, puramente falando, não é uma solução.

Para garantir que a carne bovina não provém de áreas que tiveram desmatamento ilegal, Rodrigo defende a efetiva implementação do Código Florestal brasileiro por meio do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e do PRA (Programa de Regularização Ambiental) em todos os estados. Ademais, “A implementação do ABC+, que é a política pública brasileira para agropecuária de baixa emissão de carbono, terá um papel fundamental nisso nos próximos anos”, acredita Rodrigo.

Leia a entrevista.

Compartilhe