Como recuperar vegetação nativa com retorno econômico no Cerrado

18/07/2022



Imagem: Bruna Córdova

É possível produzir alimentos com adequação ambiental da propriedade e obter retorno econômico com uso de tecnologias adequadas. Com esse objetivo, a Agroicone realizou junto com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh) e o apoio do Land Innovation Fund, uma capacitação técnica voltada para estudantes do Colégio Estadual Família Agrícola (CEFA) José Porfírio de Souza, no município de São Salvador, em Tocantins.

Os estudantes tiveram uma formação prática e teórica sobre restauração ecológica com fins econômicos, com o uso de Sistemas Agroflorestais (SAF), que também são conhecidos como agroflorestas. As agroflorestas são sistemas que conciliam a conservação ambiental com a produção de alimentos, conservando o solo e diminuindo a pressão pelo uso da terra para a produção agrícola. Podem ser utilizados para restaurar a vegetação nativa e recuperar áreas degradadas, assim como para produção agrícola. Os Sistemas Agroflorestais (SAF) são organizados em diferentes classificações, dependendo do manejo das espécies arbóreas e dos objetivos de cada produtora e produtor.

No Colégio CEFA, os alunos plantaram frutíferas como mangaba e banana, além de baru, açafrão e mandioca, em terreno de um hectare dentro do colégio. Além de contribuir para recuperação da área, a produção de alimentos será consumida no ambiente escolar.

A atividade de capacitação insere-se em um contexto maior de promover políticas públicas para restauração ecológica do Cerrado em grande escala na região do Matopiba, que abrange todo o estado do Tocantins. Como parte desse projeto, a Agroicone e a Semarh desenvolveram proposta para implementação de um Programa de Capacitação em Restauração Ecológica no Tocantins.

Com intuito de divulgar essas experiências em políticas públicas em todo o Brasil, a Agroicone publicou também o estudo “Panorama da restauração ecológica no Matopiba e benchmarking de políticas públicas”, que inclui o levantamento de 58 políticas bem-sucedidas relacionadas com restauração ecológica. Clique aqui para saber mais e baixar o estudo.

Assista ao minidocumentário sobre o Curso de Capacitação Técnica sobre Restauração Ecológica com Fins Econômicos no Colégio Estadual Família Agrícola (CEFA) José Porfírio de Souza, em São Salvador do Tocantins.

Compartilhe