Brasil precisa esclarecer estratégia para acabar com desmatamento ilegal

02/11/2021

O governo brasileiro apresentou no início da COP26, uma meta de 50% de redução de emissões até 2030, com base no documento Diretrizes para uma estratégia nacional para neutralidade climática. Além disso, o Brasil formalmente submeteu à UNFCCC seu compromisso de neutralidade de emissões até 2050.

Com a política do ABC+ que foi apresentada pelo Ministério da Agricultura, o Brasil terá condições de implementar práticas e tecnologias agrícolas com potencial de reduzir 1.1 bilhão de toneladas de CO2 equivalente, até 2030.

Metas de redução de desmatamento com vistas a zerar a conversão ilegal até 2030, fomentar biocombustíveis e outras fontes de energia renovável, acabar com os lixões que são uma importante fonte de emissões de metano, dentre outras ações, foram apresentadas.

Na opinião de Rodrigo C. A. Lima, sócio-diretor da Agroicone que participa de reuniões na COP26, o Brasil tem um recurso valioso com o ABC+, mas ainda falta determinar quais são os próximos passos para acabar com o desmatamento legal e implementar o Código Florestal em todos os estados.

Leia reportagem do Valor Econômico.

Leia o documento Diretrizes para uma estratégia nacional para neutralidade climática.

Compartilhe