Somos uma equipe multidisciplinar, com vasta competência nas áreas econômica, regulatória/jurídica, territorial, socioambiental e de comunicação. Conhecimento e relacionamento são a base do nosso trabalho.
Agricultura é nossa área de atuação, sempre com disposição de criar novas soluções e abordagens junto a clientes e parceiros. Atuamos de diferentes formas, com destaque para:
• Pesquisa aplicada e estudos técnicos.
• Modelagem econômica e territorial.
• Advocacy, negociações e estratégias,
• Engajamento, comunicação e treinamentos.
• Implementação de projetos e políticas públicas.
Conheça abaixo as nossas cinco áreas de atuação.
Uso de tecnologia e inovação é cada vez mais importante na agricultura e nas suas diversas cadeias de valor, incluindo produção de insumos, industrialização, distribuição e comercialização. Apenas com uso das melhores tecnologias, adaptadas as condições locais, é que se pode alcançar e manter alta produtividade, eficiência e competitividade, além de reduzir impactos ambientais tais como emissão de carbono.
As novas tecnologias de informação e comunicação, tais como drones e sensores automatizados, entre muitas outras, vem trazendo novas oportunidades para setor agrícola. Da mesma forma, melhoramento genético e biotecnologia, biofertilizantes e toda uma série de possibilidades com a biocoeconomia representam novas fronteiras e desafios.
A Agroicone atua em diferentes frentes no complexo meio de tecnologias para agricultura e cadeias agro, por meio de:
Alguns dos projetos já realizados nesta área são:
Entendemos bem os mercados agrícolas e as oportunidades de negócios nesta área. Projetamos preços, oferta, demanda de diversos produtos agrícolas, considerando aqueles de mercado prioritariamente doméstico e os de exportação. As dinâmicas de cada produto determinam uso de insumos, relação com outros mercados e necessidades de financiamento. Assim, atuamos com organização e análise de dados para gerar informações e direcionamentos para estratégias setorias e empresariais.
Além da expertise dos negócios de bases agrícola e ambiental, hoje é cada vez mais importante conhecer o mundo de investidores e diferentes modalidades de financiamento. Projetos que tragam impactos sociais e ambientais positivos podem e devem ser financiados de maneira especial e o trabalho da Agroicone segue essa linha.
Alguns dos serviços oferecidos são:
Atuamos em diversos temas ligados à políticas agrícola e ambientais relacionadas às cadeias produtivas de alimentos, energias renováveis, florestas plantadas e fibras. Por meio de análises técnicas, subsidiamos normas governamentais e avaliamos impactos de diferentes políticas, de forma a orientar empresas, entidades setoriais e organizações diante da implementação de políticas específicas.
Uma das importantes ferramentas desenvolvidas pela equipe da Agroicone é o Modelo de Uso da Terra para Agropecuária Brasileira (BLUM), um modelo econômico de análise e projeções para o agronegócio para os próximos dez ou vinte anos. Atualmente o BLUM cobre as seguintes atividades: pecuária (leite e corte), complexo soja, milho, algodão, arroz, feijão, trigo, complexo sucroenergético, carnes de frango e suína, ao passo que o módulo de floresta plantada está em desenvolvimento. Utilizando os resultados do BLUM, a equipe desenvolveu um modelo de alocação que permite avaliar a mudança do uso da terra e a expansão da agropecuária brasileira por microrregião do IBGE.
Nossa equipe está preparada para desenvolver os seguintes serviços:
O monitoramento da performance socioambiental e a implementação de boas práticas agropecuárias exigem ferramentas específicas, com análises quali e quantitativas, incluindo o uso de Sistemas de Informação Geográficas (SIG). Na Agroicone, mesclamos diferentes especialidades e abordagens para tratar de diversos aspectos das relações de produção agrícola e sustentabilidade, em escalas local, regional ou global. Incentivamos o uso de boas práticas agropecuárias, tendo como premissa o conceito de melhorias contínuas das cadeias produtivas, como base para aperfeiçoar e aprimorar os diferentes sistemas produtivos.
Promover a regularização diante de regras sociais e ambientais, tais como o Código Florestal, é um dos nossos objetivos. Além disso, queremos fomentar o uso de padrões voluntários de sustentabilidade como forma de aprimorar a gestão das cadeias e fomentar acesso a mercados. Nossa abordagem é estimular o cumprimento de leis e padrões da forma mais custo eficiente, maximizando benefícios ambientais e sociais. Análises econômicas da intensificação da pecuária e restauração florestal são temas importantes nesta agenda.
Ademais, há muitos temas relativamente novos que criam oportunidades para o setor agropecuário, agregando valor à produção sustentável, tais como indicações geográficas, mecanismos de Pagamento por Serviços Ambientais e agropecuária 4.0.
A experiência de nossa equipe em agricultura sustentável permite desenvolver projetos de:
Com objetivo de aumentar a inserção brasileira nos mercados globais, a Agroicone atua em negociações internacionais de comércio e sustentabilidade tanto bilaterais quanto multilaterais, em especial Organização Mundial do Comércio – OMC, Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – UNFCCC, e Convenção sobre Diversidade Biológica – CDB. Acumulando a experiência do ICONE (Instituto), damos suporte para empresas, associações e governos no decorrer das negociações e em análises de impacto e consequências das regras acordadas.
Também trabalhamos com inteligência sobre a dinâmica global da agricultura, quantificando demanda global de alimentos, energia e demais produtos agro. Entendendo a participação de países emergentes nos mercados, em um cenário de desafios globais como pobreza, segurança alimentar e mudança do clima, muitas oportunidades e desafios podem ser mapeados e compreendidos.
Alguns dos serviços oferecidos são: