Araticum celebra um ano de atuação pela restauração do Cerrado

17/09/2021



No dia 10 de setembro, um dia antes do Dia Nacional do Cerrado, a Araticum – Articulação pela Restauração do Cerrado promoveu um evento com a participação de diversas organizações que atuam na conservação e restauração desse bioma. O evento também marcou o primeiro ano de atuação da Araticum e foi oportunidade para dialogar sobre ações realizadas e objetivos para o futuro.

A sócia da Agroicone, Laura Antoniazzi, participou do evento com apresentação sobre a contribuição dos diferentes setores para a restauração ecológica, ao lado de outros convidados incluindo Camila Motta, presidente da Rede de Sementes do Cerrado RSC; Vinicius Lima, engenheiro agrônomo e assentado da reforma agrária no Assentamento Oziel Alves III Planaltina DF; Zé da Silva, do grupo de restauradores RDS Nascentes Geraizeiras; Eva Aparecida dos Santos, da Cooperativa dos Agricultores Familiares e Extrativistas do Vale do Peruaçu e Associação Quilombola de Onça; Paula Lima, da Pesquisa e Conservação Pequi, IFB e NEA Candombá; Nondas Silva, da RDS Nascentes Geraizeiras.

“Estamos em importante momento de transição, pois embora tenhamos desafios, como a morosidade para implementar o Novo Código Florestal, por outro lado percebemos motivações do setor privado e governos subnacionais por conta da agenda de mudança do clima e mercado de carbono. Com isso, empresas buscam neutralidade em suas operações ou apoiam projetos de restauração como forma de compensar emissões. Ainda existem expectativas sobre as regras do novo mercado de carbono regulado, mas percebemos que há mudanças acontecendo”, comentou Laura durante sua exposição.

Confira como foi esse evento no perfil Youtube da Araticum.

 

Compartilhe