ANP realizou webinar sobre cadeia de custódia de grãos no RenovaBio

08/04/2022



O RenovaBio representou para a cadeia de biocombustíveis brasileira um importante recurso para melhorar processos, alcançar sustentabilidade e demonstrar a eficiência de cada elo dessa indústria. Um dos principais desafios futuros para o programa é desenvolver um sistema de rastreabilidade dos grãos em toda a cadeia produtiva. Com objetivo de apresentar resultados de um estudo realizado pela Agroicone e receber contribuições públicas, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou o webinar “Procedimento para Cadeia de Custódia de Grãos no âmbito do RenovaBio”.

O procedimento apresentado resulta de trabalho desenvolvido no âmbito do Brazil Energy Programme (BEP), programa do Reino Unido voltado para estimular o desenvolvimento e sustentabilidade na área energética, com acompanhamento e supervisão técnica da ANP.

Tem como objetivo aperfeiçoar a política pública do RenovaBio com a implementação de uma cadeia de custódia para o setor de grãos, que se define como um processo pelo qual informações a respeito de matérias-primas, produtos intermediários e produtos finais são transferidos, monitorados e controlados à medida que avançam em cada etapa da cadeia de abastecimento.

O sócio e pesquisador sênior da Agroicone, Marcelo Moreira, apresentou resultados desse estudo, que analisou as oportunidades para implementação de uma cadeia de custódia de grãos, incluindo a regulamentação de intermediários no RenovaBio – por exemplo tradings, armazéns e cerealistas – e viabilizar uma maior participação de pequenos produtores rurais. A experiência no RenovaBio pode ajudar a achar soluções também para mercados internacionais cada vez mais exigentes em sustentabilidade.

Confira como foi esse evento.

 

Confira as apresentações:

Contextualização do tema – Danielle Conde (ANP)

Proposta de gestão de cadeia de custódia para certificação Renovabio – Marcelo Moreira (Agroicone)

Plano Piloto Cadeia de Custódia Renovabio – – Rubiane Jacobowsky (FS Bioenergia)

Cadeia de custódia soja grão Cenário BSBIOS – – Fábio Benin (BSBIOS)

 

Compartilhe