Vamos falar de Cerrado? – Animação

01/11/2017



AUTOR
Arnaldo Carneiro Filho

Durante boa parte do século XX o Cerrado Brasileiro não chamou muita atenção. Sua vegetação esparsa adaptada a um solo pobre em nutrientes e com longa estação seca era considerado uma terra infértil, que não servia para a agropecuária.

Não havia grandes cidades na zona central do Brasil e a população que vivia no Cerrado eram comunidades tradicionais.Esses povos tradicionais dependiam totalmente da flora e fauna do Cerrado – sua fonte de alimentos, remédios e produtos para vender e trocar -, por isso sempre buscaram viver em harmonia com esses ecossistemas originais, praticando formas de cultivo, criação e extrativismo que não agrediam o equilíbrio natural da região.

Na década de 1960, isso começou a mudar com a inauguração de Brasília, mudando para sempre a paisagem do Cerrado. Pensando na modernização do País, o governo começou a incentivar a agropecuária no bioma, delimitando enormes áreas de vegetação original e as convertendo em pastos e culturas agrícolas. Com esse processo, o Cerrado perdeu 48% da sua vegetação original.

Confira narrativa na íntegra ao clicar no vídeo.