« Voltar

Estudos e Projetos

INPUT (Iniciativa para o Uso da Terra): Agroicone atua pela implementação do novo Código Florestal brasileiro

19/10/2015




MARCOS AMEND_2015-02_SantaCruzDoRioPardo_1163_baixa.jpg

  Logo Input.png

O projeto Iniciativa para o Uso da Terra – INPUT é desenvolvido pela Agroicone e pelo Climate Policy Initiative - CPI, organizações  com forte expertise em análises econômicas, construção de cenários e estudos de impacto de sustentabilidade e regularização ambiental. O projeto tem como principal objetivo promover a implementação do novo Código Florestal em larga escala e incentivar políticas públicas inteligentes.

Em 2012, o Brasil revisou um instrumento chave de sua legislação ambiental – o Código Florestal. Quando implementado, o Código terá o potencial de fazer o Brasil otimizar o uso de seu amplo território, resguardando áreas para conservação de vegetação nativa e para uso agropecuária em propriedades privadas.  Produzir alimentos com conservação ambiental tendo o novo Código Florestal como base implicará uma nova dinâmica de uso da terra, permitindo reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEEs), restaurar vegetação nativa, recuperar áreas degradadas e equilibrar conservação e produção - o que agrega atributos muito positivos para agricultura brasileira.

O trabalho de análises rigorosas das duas organizações, que contam com um grupo multidisciplinar de  pesquisadores e consultores, seguirá até 2017 com a proposta de engajar o setor privado e governos no processo de regularização perante o Código e de subsidiar as políticas públicas de gestão do clima e uso do solo no Brasil.

Neste projeto, a Agroicone é responsável por gerar informações sobre as alternativas para restauração de vegetação nativa, bem como da compensação de áreas de Reserva Legal e engajar o setor privado para discutir os desafios da regularização e criar soluções setoriais que permitam a adequação em larga escala.

Com base em roadmaps, processo iniciado em agosto de 2015,  para os setores de soja, pecuária, cana-de-açúcar e florestas plantadas para cumprimento do Código Florestal, a Agroicone pretende, assim, dar suporte as ações das cadeias  produtivas.  Nestes roadmaps serão apresentados e discutidos: avaliação de impactos econômicos e ambientais da regularização, ações setoriais que facilitem a implementação  do Código, mapeamento de áreas preferenciais para restauração e de áreas aptas à intensificação da pecuária, acompanhamento dos Programas de Regularização Ambiental nos estados, entre outros temas correlatos.

O INPUT é um projeto importante que se consolidará tanto pela escala atingida, com participação de quatro fortes cadeias, quanto por tratar de questões ambientais com o engajamento dos setores público e privado e sociedade civil. Essa diversificação de atores propõe uma corresponsabilidade em cada uma das cadeias, promovendo assim uma antecipação aos principais desafios da regularização em diversos elos das cadeias produtivas.




Acesse o site do projeto: http://www.inputbrasil.org/  



Projetos:
http://www.inputbrasil.org/projetos/



Últimas publicações da Agroicone para o INPUT:


O Acordo de Paris e o futuro do uso da terra no Brasil


Guia de Árvores com Valor Econômico


Oportunidades para florestas energéticas na geração de energia no Brasil


Modelagem de utilização de Cotas de Reserva Ambiental (CRA)


 O papel das florestas na manutenção dos regimes de vazão e reservas de águas subterrânea

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil