Uso da madeira na geração de eletricidade no Brasil

01/08/2016

Este projeto analisa diferentes possibilidades de inclusão de madeira na matriz energética nacional. Os pesquisadores fazem o mapeamento dos desafios técnicos para complementar e ampliar a cogeração de eletricidade com o uso da madeira. Além disso, identificam o potencial de geração de energia elétrica das usinas brasileiras. Também obtêm os valores de investimentos para construção de termelétricas à madeira com diferentes tecnologias.

Outros elementos do estudo incluem a elaboração de análise de sensibilidade para o preço de energia elétrica a partir do preço da madeira; o estudo do impacto do desvio da madeira para fabricação de pellets para exportação; e a avaliação do potencial de substituição de outros combustíveis por madeira nos cenários 2035 (Agência Internacional de Energia) e 2050 (Plano Nacional de Energia, se publicado, ou Plataforma de Cenários Energéticos).

A análise do impacto da ampliação do uso da madeira para geração de eletricidade nas emissões do setor elétrico brasileiro também faz parte do projeto, assim como a avaliação da influência do preço do carbono na ampliação do uso da madeira na matriz elétrica brasileira. Por fim, os pesquisadores fazem a análise do marco regulatório para estímulo e subsídios de fontes renováveis no setor elétrico, além de proporem mecanismos para estimular o uso de madeira para geração de energia elétrica.

Publicações geradas:
Avaliação Do Potencial De Geração De Eletricidade A Partir De Madeira No Brasil

portfolio
Compartilhe