Soja Plus: Agroicone realiza oficina e elabora guia para produtores do MT

Para auxiliar os produtores rurais do Estado do Mato Grosso na adequação à legislação do Código Florestal, o programa Soja Plus oferece cursos de capacitação sobre o processo de regularização. A Agroicone, através do INPUT, e a organização ambientalista TNC (The Nature Conservancy) foram responsáveis por conduzir oficinas em dez municípios mato-grossenses para orientar cerca de 500 produtores rurais sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural) e o PRA (Programa de Regularização Ambiental).

“Os produtores tiveram acesso a informações fundamentais para a gestão e a regularização ambiental de suas propriedades, além de poderem tirar dúvidas sobre situações especificas de suas propriedades, como a inscrição no CAR, multas e embargos por desmate e benefícios do PRA”, explica Leonardo Munhoz, pesquisador e advogado da Agroicone, que participou das oficinas.

Segundo Munhoz, a iniciativa deixou claro que informar, de forma didática, as regras do Código Florestal, com as particularidades de cada estado, é crucial para efetiva implementação da lei florestal, porque são informações complexas e pouco acessíveis, especialmente em regiões mais afastadas.

Os municípios que participaram dos cursos de capacitação foram: Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Querência, Nova Xavantina, Primavera do Leste, Rondonópólis, Sapezal e Campo Novo do Parecis.

Acesse o guia elaborado especialmente para as oficinas, com foco no Estado do Mato Grosso por este link: http://www.inputbrasil.org/publicacoes/guia-pra-programa-de-regularizacao-ambiental-no-mato-grosso/

O Soja Plus é um programa de melhoria continua para orientar e capacitar produtores rurais na gestão de suas propriedades. O Soja Plus é uma parceria entre a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e a Associação das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Desde maio de 2016, a Agroicone, pelo projeto INPUT, e a TNC são parceiras do Soja Plus com o papel de instruir o produtor rural na adequação ambiental de sua propriedade.

Compartilhe: