Roadmaps setoriais para a regularização ambiental

Roadmaps setoriais para a regularização ambiental

01/04/2018

AUTORES
Rodrigo C. A. Lima, Marcelo M. R. Moreira, Leila Harfuch, Laura Barcellos Antoniazzi, Luciane Chiodi Bachion, André Nassar Meloni, Karine Machado Costa, Leonardo Munhoz, Gustavo Palauro, Iara Basso, Mariane Romeiro, Rafael Tristão, Willian Kimura, James Allen

O objetivo desta publicação é apresentar a metodologia adotada pela Agroicone, no contexto do projeto Iniciativa para o Uso da Terra (INPUT), para tratar de um tema complexo e que interessa e envolve diversos atores do setor agropecuário. Esse documento visa explicar como a união de representantes dos setores de soja, cana-de-açúcar, carne bovina e florestas plantadas foi válida a fim de buscar soluções diante do desafio de implementar a Lei de Proteção da Vegetação Nativa ou Código Florestal (Lei 12.651/12).

A metodologia do roadmap (mapa do caminho) utilizada no projeto buscou reunir atores interessados na implementação do Código Florestal para debater desafios, oportunidades e criar soluções de baixo custo para as cadeias produtivas. Como insumo para as reuniões, a Agroicone desenvolveu informações aprofundadas sobre os temas prioritários definidos pelos membros das cadeias. O diferencial foi tentar construir soluções que fossem factíveis e permitissem alcançar os objetivos comuns.

Além disso, o processo de roadmap incluiu um componente de facilitação relevante para permitir que as reuniões seguissem um método organizado, bem como para conduzir as conversas de forma que todos os pontos de vista pudessem ser trazidos para o debate e respeitados.

A adoção do Código Florestal (CF), em 2012, é extremamente relevante para o setor agropecuário, tendo em conta um histórico de regras que foram finalmente revisitadas, culminando na aprovação de um novo marco legal.

A publicação se destina a produtores, cooperativas, sindicatos rurais, associações e entidades ligadas ao setor, traders de grãos, frigoríficos, empresas da agroindústria e atores governamentais que se relacionam com a agenda de implementação do Código Florestal.

Downloads
Relatório:
Roadmaps setoriais para a regularização ambiental