Processo de Expansão de área agrícola sobre área de pastagem no MT

01/11/2017

AUTORES
Sâmyla Sousa, Daniel Latorraca, Paulo Moraes Ozaki, Lucas Nascimento Padilha Silva e Regina Aredes

A expansão da área agrícola sobre área de pastagem tem sido um processo cada vez mais comum entre os produtores rurais mato-grossenses, tendo um destaque neste tipo de processo de expansão nos últimos cinco anos.

Apesar dos custos mais elevados para a conversão de pastagem em agricultura, quando se comparado a abertura de novas áreas, a grande disponibilidade de áreas de pastagens, a rentabilidade da agricultura e as questões ambientais, foram alguns dos fatores que influenciaram o produtor rural a optar pela conversão ao invés da abertura de áreas. Neste sentido, o estudo buscou avaliar a estratégia de expansão e compreender os fatores para a tomada de decisão do produtor rural para este tipo de atividade, revelando assim importantes resultados para diversos elos do setor do agronegócio e ambiental.

A partir do levantamento de dados obtidos na pesquisa, os resultados demonstraram que em Mato Grosso, 38,3% dos entrevistados aumentaram a área de agricultura nos últimos cinco anos, sendo que deste percentual 53% expandiram sobre áreas de pastagens. As demais formas de expansão ocorreram através de área agrícolas já existentes (39%), sobre floresta (3,7%) e a partir de outras opções (4,3%).

Em números absolutos, os resultados mostraram que as regiões médio-norte e nordeste apresentaram a maior amostragem de produtores rurais que expandiram a sua área agrícola através de conversão de áreas de pastagens, no entanto quando avaliado em percentuais, as regiões norte e nordeste foram os destaques neste quesito, demonstrando assim que os produtores rurais destas regiões estão mais propensos a expandir sua área agrícola sobre áreas de pastagens.

Quando observados os fatores mais relevantes para tomada de decisão para expansão da área agrícola, os produtores rurais que expandiram a sua área agrícola nos últimos cinco anos listaram que a rentabilidade da fazenda, o preço do produto e a fertilidade do solo foram os principais fatores determinantes. Já quando analisados os resultados de todos os produtores rurais entrevistados, inclusive aqueles que não expandiram a área agrícola recentemente, a rentabilidade da fazenda, o preço do produto e o preço dos insumos são os mais significativos para a tomada de decisão de expansão.

Downlaods
Artigos técnicos: Processo de Expansão de área agrícola sobre área de pastagem no MT

 

portfolio
Compartilhe