Oportunidades para expandir soja, pecuária, agricultura familiar e florestas comerciais no Cerrado em pastagens degradadas

Imagem - Rede ILPF

Oportunidades para expandir soja, pecuária, agricultura familiar e florestas comerciais no Cerrado em pastagens degradadas

09/12/2020

Estudo realizado pela Agroicone em parceria com o GT-Pastagens (Grupo de Trabalho sobre pastagens na região do Cerrado brasileiro) mostrou que existem oportunidades para as cadeias produtivas de soja, pecuária, agricultura familiar e florestas plantadas no bioma Cerrado, ao recuperar áreas de pastagens degradadas.

O estudo integra um conjunto de ações do GT Pastagens, uma inciativa do WWF para construir uma agenda propositiva de recuperação das pastagens degradadas no bioma, reunindo também o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da Universidade Federal de Goiás (LAPIG/UFG), TNC e Imaflora. Em 2020, o GT Pastagens realizou uma série de quatro webinars no período entre abril e julho, com objetivo de divulgar o conhecimento e fomentar o debate.

A pesquisadora da Agroicone, Mariane Romeiro, apresentou no segundo webinar o estudo “Zoneamento das pastagens degradadas no Cerrado: oportunidades para soja, pecuária, florestas comerciais e agricultura familiar”. Segundo a pesquisadora, assistência técnica e financiamento de longo prazo são fundamentais para adoção de práticas e tecnologias que viabilizem o aproveitamento das pastagens para essas cadeias produtivas. “Para que grandes mudanças ocorram, políticas públicas devem ser orientadas para que auxiliem e incentivem os produtores a recuperar as pastagens degradadas”, afirma Mariane.

O GT Pastagens pretende dar continuidade às ações, direcionando na próxima etapa estudos de caso sobre recuperação de pastagens degradadas, tanto para intensificação da pecuária quanto para expansão de outras atividades agrícolas.

Para saber mais:

portfoliohttp://www.agroicone.com.br/wp-content/uploads/2020/12/rede-ilpf-4.jpg
Compartilhe