Instrumentos de planejamento das paisagens agrícolas sustentáveis

01/03/2014

OTIMIZAGRO é uma ferramenta de modelagem espacial desenvolvida para dar suporte ao Ministério da Agricultura na formulação da política agrícola nacional. Ela integra um conjunto de modelos econômicos e regionais que permitem auxiliar as melhores escolhas em investimentos, além de identificar lacunas de produtividade, oportunidades e cenários de intensificação, aptidão para restauro e compensação.

Em sua segunda versão, a OTIMIZAGRO foi modificada para incorporar o Plano Nacional de Alterações Climáticas (PNAC) e as metas para reduzir as emissões de CO2 provenientes do desmatamento no Brasil até 2020. Nesta versão, as demandas de área para expansão agrícola, bem como para a restauração florestal, necessária para o cumprimento do Código Florestal, se acomodaram às trajetórias específicas de desmatamento na Amazônia e no Cerrado, respeitando as metas nacionais definidas para 2020.

Desta forma, as principais sequências de processamento da OTIMIZAGRO incluem: cálculo das taxas de desmatamento por microrregião; simulação de mudança no uso da terra; e uma estimativa das emissões de carbono.

Material Complementar
Website SimBrasil/OTIMIZAGRO

portfolio
Compartilhe