Estudo destaca importância de indicadores de resultado em projetos de recomposição da vegetação nativa

Estudo destaca importância de indicadores de resultado em projetos de recomposição da vegetação nativa

09/12/2020

A Iniciativa Caminhos da Semente publicou um estudo com o objetivo de estimular a avaliação de resultados na recuperação de vegetação nativa, considerando legislações estaduais sobre indicadores e monitoramento.

A publicação busca qualificar o debate sobre avaliação e monitoramento de projetos de restauração por órgãos ambientais, visto que a maior parte da restauração ecológica no Brasil ocorre por obrigações legais. “Fazer avaliação por resultados fortalece a segurança jurídica relacionada à aprovação, implementação e monitoramento dos projetos de recomposição. Desta forma, o produtor ou empresa pode usar qualquer método desde que chegue nos resultados que o órgão competente definiu”, afirma Laura Antoniazzi, sócia da Agroicone e coordenadora da Iniciativa Caminhos da Semente.

O lançamento do estudo aconteceu no Webinar “Avaliação de resultados nos projetos de restauração ecológica”, em parceria com a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE).

Rodrigo Lima, diretor da Agroicone e autor principal, apresentou o estudo, seguido dos seguintes comentaristas: Ciro Moura, pesquisador pela UFRJ; Fernando Moura, funcionário da Petrobras Transpetro – Meio Ambiente; Patrícia Iglecias diretora–presidente da CETESB; Marcello Brito, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e cofacilitador da Coalização Brasil Clima, Florestas e Agricultura; e mediação do debate por Rafael Chaves, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e atual presidente da Sobre –  Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica.

O estudo “Os indicadores de resultado na recomposição da vegetação nativa” foi realizado em parceria com o ISA, Embrapa, WWF, Iniciativa Verde, AES Tietê, Amaggi e o Programa Nascentes – SIMA-SP e com o apoio técnico e financeiro do Partnership for Forests (P4F), do governo Britânico, como parte do Plano de Ação da Iniciativa Caminhos da Semente.

Assista ao webinar.

Clique aqui para baixar o o estudo “Os indicadores de resultado na recomposição da vegetação nativa”

 

 

portfoliohttp://www.agroicone.com.br/wp-content/uploads/2020/12/capa-2.jpg
Compartilhe