Estudo da Iniciativa Caminhos da Semente lista espécies para semeadura direta nos biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica

Estudo da Iniciativa Caminhos da Semente lista espécies para semeadura direta nos biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica

01/04/2021

A Iniciativa Caminhos da Semente lançou o estudo “Espécies para semeadura direta na Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica: características de sementes e plantas, e sugestões de coleta, processamento e plantio”. O estudo apresenta uma lista de espécies com as características mais relevantes para a restauração de ecossistemas por meio da semeadura direta, método que mais se aproxima da regeneração natural e que apresenta diversos benefícios socioeconômicos.

São listadas 438 espécies que podem ser plantadas nos diferentes tipos de vegetação dos biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. As espécies apresentadas foram testadas em semeadura direta ou disponibilizadas pelas redes de sementes em atividade no Brasil.

“Conseguimos consolidar e compartilhar neste estudo diversas experiências que vêm sendo desenvolvidas e praticadas com a semeadura direta, tornando-se uma ferramenta muito importante para estimular tanto os plantios com semeadura direta quanto a pesquisa com espécies que carecem de mais dados”, destaca o coordenador da publicação, Edézio Miranda, técnico de restauração ecológica da Agroicone.

O estudo está disponível na Biblioteca da Iniciativa Caminhos da Semente.

portfoliohttp://www.agroicone.com.br/wp-content/uploads/2021/04/especies_capa-e1617290491222.png
Compartilhe