Certificação para o RenovaBio é um incentivo para as usinas

Certificação para o RenovaBio é um incentivo para as usinas

16/12/2019

Imagem – Waldemar Brandt on Unsplash

Em 2019, a Agroicone trabalhou junto com usinas produtoras de biocombustíveis para o processo de certificação RenovaBio, uma nova política pública que entrará em vigor a partir de 2020 e que tem como objetivo incentivar a produção sustentável de biocombustíveis, garantindo a segurança energética com redução de emissões de gases do efeito estufa. Entre as 14 usinas que foram atendidas pela Agroicone em 2019, 12 já entregues para ANP e 8 estão em consulta pública disponível online.

O trabalho de consultoria foi realizado em parceria com CEOX Planejamento e Otimização, que analisou os sistemas de produção agroindustriais, enquanto a Agroicone trabalhou avaliando as áreas de produção, levando em consideração os critérios de elegibilidade previstos no RenovaBio.

Os parceiros são de diversas regiões do Centro-sul e Nordeste do Brasil, sendo usinas de etanol de cana, usinas flex milho-cana e usinas de etanol de milho de segunda safra.

O processo de avaliação e auditoria foi um grande aprendizado para todos os envolvidos: usinas, ANP, firmas inspetoras e consultores. O gerenciamento de informações – principalmente de fornecedores – é o principal desafio imediato. Usinas com gestão mais estruturadas largam na frente. Abre-se também uma oportunidade para estreitar relações com fornecedores tendo usina e produtores trabalhando com o mesmo objetivo. A melhoria de processos agroindustriais será o próximo passo.

 

portfoliohttp://www.agroicone.com.br/wp-content/uploads/2020/01/Photo-by-Waldemar-Brandt-on-Unsplash.jpg