Cerrado: Expansão da área de soja

01/06/2018

AUTORES
Arnaldo Carneiro Filho, Karine Machado Costa, Mariane Romeiro, Marcelo Oliveira, Ítalo Alves

O Cerrado é um dos principais territórios agrícolas do país, ele comporta 52% da área de soja plantada no Brasil. No período de 2000 a 2014, a área plantada de soja aumentou em 8 Mha (3 Mha sobre vegetação nativa), representando um crescimento de 87% da área de agricultura anual. O interesse em expandir a área agrícola e a necessidade de conservar as áreas de vegetação ainda existentes geram um conflito entre as diferentes demandas por território. Ao mesmo tempo, o Cerrado possui um excesso de área atualmente ocupada por pastagens (cerca de 60 Mha, que representam 30% do território do Cerrado), muitas das quais são subaproveitadas para a atividade pecuária. Frente a esse cenário, a intensificação da pecuária, e consequente liberação de áreas de pastagem pouco produtivas, é uma das alternativas para promover a expansão agrícola evitando a conversão de novas áreas de vegetação nativa.

Com o objetivo de identificar áreas onde a expansão agrícola pode ocorrer sem novos desmatamentos, este estudo se propôs a classificar as áreas de pastagem mais propícias para a expansão agrícola levando em consideração não somente a aptidão agrícola, mas também o tamanho das áreas, sua proximidade às áreas de agricultura já existentes, além da proximidade aos pontos de estocagem.

De acordo com essa análise, no Cerrado existem 10 Mha de pastagens com prioridade de expansão agrícola muito alta; 12,1 Mha de pastagens com alta prioridade; e 7,3 Mha com média prioridade. Ou seja, somente as pastagens classificadas como prioridade muito alta seriam suficientes para comportar o crescimento da área de soja projetada para o período de 2014 e 2027 (5,2 Mha). Além disso, ainda restariam 24,2 Mha de pastagens com algum grau de prioridade para a agricultura ou pecuária e 19,8 Mha de pastagens sem prioridade para a agricultura, que poderiam continuar sendo utilizadas para a pecuária.

Downloads
Relatório: Cerrado: Caminhos para ocupação territorial, uso do solo e produção sustentável | Expansão soja

Relatório: Cerrado: Paths to sustainable territorial occupation, land use and production – Soybeans expansion area

portfolio