Cenários de otimização da adequação ambiental

01/02/2015

O novo Código Florestal oferece diversas possibilidades para que as obrigações previstas nele sejam cumpridas, como restauro econômico com espécies nativas, restauro econômico combinando nativas e exóticas, restauro passivo, compensação em remanescentes e compensação em restauro.

No entanto, o compromisso da adequação ambiental deve gerar novos custos para a agricultura brasileira. Dessa forma, todos os esforços devem ser feitos para a busca de soluções de menor custo econômico e melhor função ecológica. Considerando-se o conjunto de soluções para a adequação ambiental e seus custos associados, torna-se fundamental identificar quais são os melhores caminhos para cada um dos estados brasileiros. Tal levantamento permite reduzir custos de adequação e, se possível, construir novos negócios.

Os cenários de adequação devem ser customizados por estado e, para tanto, estão sendo construídos junto às federações estaduais de agricultura, que poderão, desta forma, fazer as escolhas econômicas e estratégicas que mais se adequem às suas necessidades. Os resultados deste estudo fazem parte do conjunto de soluções compartilhadas no projeto de roadmaps setoriais.

portfolio
Compartilhe