Avaliação de linhas públicas de crédito para restauração de APP e Reserva Legal

01/05/2016

AUTORES
Marcelo M. R. Moreira, Fernando Castanheira Neto, Willian Kimura

A partir da necessidade da adequação ambiental das propriedades rurais nos dispositivos do novo Código Florestal, principalmente em termos de recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal, este documento avalia as linhas de financiamento voltadas para esse objetivo e propõe alternativas para melhorar a capacidade desse instrumento para dar apoio aos proprietários rurais.

Nesse sentido, foram sugeridas complementações, nos prazos e juros da linha de financiamento do ABC Ambiental, bem como a inclusão do reflorestamento misto em Reserva Legal no ABC Florestal e no BNDES Florestal. Também foi sugerida a criação de um sistema de bonificação ao produtor que antecipe seu processo de regularização em termos de redução da taxa de juros na linha principal de financiamento.

Downloads
ResumoAvaliação de linhas públicas de crédito para restauração de Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL)

Artigo TécnicoAvaliação de linhas públicas de crédito para restauração de Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL)

 

portfolio