Análise econômica de projetos de investimentos para expansão da produção pecuária

01/10/2016

AUTORES
Leila Harfuch, Gustavo Palauro, Wilson Zambianco

O agronegócio possui um papel importante na economia brasileira. Em 2015, foi responsável por 21% do Produto Interno Bruto – PIB nacional (CEPEA, 2016). Para a atividade pecuária, estima-se que, de 2010 a 2013, a área alocada para pastagens ocupou de 19% a 23% de todo o território nacional, o que representa entre 164 a 198 milhões de hectares dependendo da fonte considerada.

Em 2014, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne – ABIEC (2015), a produção de carne bovina atingiu 10,1 milhões de toneladas em equivalente carcaça (TEC), sendo 2,1 milhões (20%) destinados à exportação. No estudo “Visão de longo prazo para a pecuária brasileira: implementação do Código Florestal e redução do desmatamento”, o cenário base para 2035 indica que será necessário reduzir a área de pastagens em 18 milhões de hectares em relação a 2010, acompanhado de aumento de produção de carne bovina em 44%. Ou seja, a pecuária bovina deverá aumentar a produção por hectare em 58% em 25 anos.

Diante deste cenário, a intensificação da pecuária representa uma oportunidade única para a redução das áreas de pastagens, redução do desmatamento e das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e aumento da produtividade da pecuária, garantindo assim a segurança alimentar e a conservação dos recursos naturais.

Este estudo tem como objetivo apresentar análises econômicas da intensificação da atividade pecuária sob o ponto de vista do pecuarista, comparando diversas combinações de tecnologias e de possibilidades de expansão sobre a fronteira agropecuária. As análises também mostram em que condições (tamanho da propriedade, migração tecnológica e bioma) a intensificação é economicamente viável; se a intensificação de pastagens em áreas já abertas é mais vantajosa que a abertura de novas áreas de vegetação nativa; qual é a implicação da valorização da terra na rentabilidade da atividade; e se é possível vislumbrar o desenvolvimento da pecuária com a conservação do meio ambiente.

Downloads
Resumo ExecutivoAnálise econômica de projetos de investimentos para expansão da produção pecuária

Estudo completoAnálise econômica de projetos de investimentos para expansão da produção pecuária

Executive SummaryEconomic analysis of investment for the cattle ranching expansion

Complete studyEconomic analysis of investment for the cattle ranching expansion

 

portfolio