« Voltar

Notícia

Agroicone participa de evento em prol da implementação do Programa de Regularização Ambiental, em Minas Gerais

22/09/2017

21743695_1976405575976622_3001694241875000384_o.jpg

No dia 21 de setembro, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais, realizou o seminário “Florestas de Minas: restaurando nossas riquezas”.
 
Reconhecendo a importância das florestas para a prestação de serviços ambientais e a geração de renda com seu uso econômico, o evento teve por objetivo propor discussões técnicas acerca dos desafios da restauração florestal e trouxe como ponto central a implementação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) do estado, no âmbito da adequação à Lei de Proteção de Vegetação Nativa.
 
Para tanto, diversas palestras foram realizadas. Entre elas, a ministrada pelo diretor-geral da Agroicone, Rodrigo Lima, que abordou o tema Adequação ambiental à Lei de proteção de vegetação nativa e desenvolvimento sustentável do setor agropecuário (link para apresentação abaixo).
 
“A Lei da Proteção da Vegetação Nativa, informalmente conhecida como novo Código Florestal, estabeleceu um mecanismo claro de adequação baseado no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e nos Programas de Regularização Ambiental (PRAs) e criou alternativas para a restauração das Áreas de Preservação Permanente e áreas de Reserva Legal. A nova lei reflete um equilíbrio entre produção aliada à conservação”, afirma Rodrigo. 
 
Em sua apresentação, o diretor ressaltou quais são as etapas a serem seguidas para que a implementação da lei, bem como de que forma as cadeias agropecuárias estão trabalhando a questão. “Já tivemos ganhos consideráveis com a criação do Cadastro Ambiental Rural dos imóveis rurais. Ele se caracteriza como uma fotografia fidedigna da propriedade rural, que será essencial para comprovar que o produtor já cumpre as regras ou para embasar o processo de adequação. O agricultor que cumpre o Código Florestal possui diferenciais quando se trata de produção sustentável, e a aprovação do PRA em Minas Gerais permitirá dar segurança jurídica e previsibilidade para os produtores que tiverem que se adequar”, reforça.
 
Dupla celebração
 
Na ocasião, o IEF também comemorou 55 anos de existência, homenageando os servidores que ao longo deste período contribuíram para a construção e consolidação da história da instituição.


Download: 170922161548_Semana Florestal 2017 MG-Agroicone.pdf

Fonte: Redação

Autor: Agroicone

Tel: +55 (11) 3025-0500

E-mail: agroicone@agroicone.com.br

Avenida Angélica, nº 2447 conjunto 173 - Higienópolis

CEP 01227-200 São Paulo/SP - Brasil