Summit Conservação Integrada promoveu debates sobre restauração ecológica

Como preparação para a Década de Restauração de Ecossistemas, o Summit Conservação Integrada 2021-2030 reuniu especialistas brasileiros e estrangeiros em um evento online de debates, durante cinco dias.

A sócia da Agroicone, Laura Antoniazzi, foi uma das debatedoras do painel “Caminhos para Restauração Florestal”, que analisou modelos bem sucedidos de restauração ecológica. Laura apresentou a história da Iniciativa Caminhos da Semente, uma iniciativa multissetorial que visa promover a restauração ecológica em escala, especialmente por meio do método da semeadura direta.

“Verificamos que a principal motivação do produtor rural para fazer restauração é a necessidade de adequação ao Código Florestal, e que são fatores de decisão o custo e acesso à assistência técnica. Com o método da semeadura direta, é possível reduzir os custos em até três vezes em relação a métodos convencionais”, afirmou Laura.

Participaram também desse debate Sebastião Salgado (Instituto Terra), Matheus Couto (PNUMA), Rafael Bitante Fernandes (SOS Mata Atlântica), com mediação de Sérgio Besserman Vianna (PUC-Rio). As várias experiências de restauração florestal foram debatidas na perspectiva de contribuição para combater mudança do clima e outros desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O painel destacou como a Década da Restauração pretende inserir o tema na agenda global de desenvolvimento, mesclando benefícios ambientais com geração de emprego, renda e qualidade de vida.

O evento foi coproduzido pelas organizações PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), ICC (Instituto Conhecer para Conservar), AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil) e Grupo Cataratas, com transmissão online pela Academia de Conservação.

Assista ao vídeo desse painel.

Compartilhe: