Estudo sobre etanol de milho de segunda safra é apresentado em conferência

Os resultados do estudo sobre etanol de milho de segunda safra no Centro Oeste brasileiro, que foram publicados este ano pela revista Nature Sustainability, foram apresentados pelo pesquisador Marcelo Moreira, sócio da Agroicone, na EUBCE – Conferência e Exposição Europeia de Biomassa, a maior conferencia de biocombustíveis da Europa.

O estudo mostrou que esse tipo de etanol contribui para mitigar as emissões de gases do efeito estufa (GEE) entre 71% até quase 100% quando comparado com a gasolina. O percentual varia de acordo com os processos agroindustriais da usina e metodologia de avaliação.

A EUBCE foi realizada em abril, com apresentações virtuais em razão da pandemia de Covid-19. Marcelo participou do workshop “Sustainable Biomass Supply Chains”, em sessão destinada a biocombustíveis avançados e com potencial de mudar radicalmente a percepção sobre essa fonte de energia. “Pelo caráter de inovação científica desses novos biocombustíveis, até mesmo especialistas do evento que normalmente não apoiam biocombustíveis se interessaram pelos resultados como forma de conciliar avanços na produção de energia e conservação ambiental”, afirma Marcelo.

Todas as apresentações desse workshop e demais atividades da EUBCE estão disponíveis nesse site da organização do evento, mediante login e senha: http://www.etaflorence.it/proceedings/

Leia a apresentação feita por Marcelo Moreira.

Compartilhe: