Redação Agroicone

Agroicone participa da Estratégia PCI (Produzir, Conservar e Incluir), em Mato Grosso

06/10/2016

No último dia 5 de outubro, membros do Comitê Estadual da Estratégia PCI (Produzir, Conservar e Incluir) se reuniram para atualizar o encaminhamento das ações do grupo e formalizar a apresentação do novo diretor-executivo do projeto, Fernando de Mesquita Sampaio, que deixou a presidência do GTPS (Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável) para assumir o novo cargo. A Agroicone, integrante do Comitê, foi representada por seu diretor de Gestão Territorial Inteligente, Arnaldo Carneiro Filho.

A Estratégia PCI é uma ação coletiva, construída de forma participativa entre o Governo do Estado de Mato Grosso, representantes da sociedade civil, terceiro setor e empresas privadas.

Para o novo diretor-executivo, a Estratégia PCI é uma oportunidade única de desenvolvimento para Mato Grosso. “Temos aqui instituições com capacidade intelectual suficiente para fazer com que as ações do programa aconteçam. O que foi realizado até agora faz parte de um trabalho extraordinário, o qual contou com os esforços de muita gente e demonstra uma nova forma de desenvolvimento para o Estado”, pontuou Sampaio, que desempenhará o papel de catalisador para integrar os interesses das entidades membros com as metas que compõem os três eixos da Estratégia PCI.

O próximo encontro do Comitê está previsto para o dia 31 de outubro, em reunião preparatória para a COP22, a ser realizada de 7 a 18 de novembro em Marrakesh, no Marrocos.

METAS

Para cada eixo da Estratégia PCI, foram definidas ações que devem ser concretizadas até 2030. No eixo Produzir, do qual a Agroicone participa ativamente, as ações estão voltadas para a pecuária bovina, agricultura, floresta nativa e floresta plantada.

No eixo Conservar, as prioridades envolvem desmatamento e a regularização ambiental. Enquanto que no eixo Incluir estão presentes a produção e a inclusão no mercado, com o aumento da participação da agricultura familiar de 30% para 100% das famílias, e a regularização fundiária, que estipula como meta regularizar 70% dos lotes de agricultura familiar.

O Comitê Estadual da Estratégia PCI foi instituído pelo governador Pedro Taques, em março deste ano, para acompanhar o cumprimento das metas apresentadas na COP21. A proposta do Comitê é estabelecer um sistema de governança para planejar o detalhamento e a execução das metas da Estratégia PCI, que busca a expansão e o aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal de Mato Grosso, aliada à conservação da vegetação nativa e recomposição dos passivos ambientais, com a inclusão socioeconômica da agricultura familiar e de populações tradicionais.

Compartilhe

Quer receber mais conteúdos?

Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro!