Agroicone em Campo

Agroicone recomenda: The Protein Challenge 2040 report by Forum for the Future

30/03/2016

A agropecuária como fonte de proteína (vegetal e animal) se depara com um desafio crescente: alimentação saudável, de qualidade e acessível, alinhada ao desenvolvimento sustentável do planeta. The Protein Challenge 2040 summary report, da ONG Forum for the Future, busca debater tais questões considerando o aumento da população mundial, estimada em 9 bilhões de pessoas até 2040.

Do ponto de vista da proteína animal, a pecuária tem sido foco de debates e estudos, inclusive os desenvolvidos pela Agroicone, sobre como superar tais obstáculos. Um dos caminhos é a intensificação da atividade no Brasil, com investimentos direcionados  à recuperação de pastagens degradadas, aumento da produtividade por hectare das carcaças e assistência técnica ao produtor rural – sem esquecer-se da implementação do CAR nas propriedades como forma de se conhecer o uso do solo no país e combater o desmatamento.

O cenário de intensificação pecuária auxilia ainda na liberação de pastagem para produção de culturas agrícolas, possibilitando a elevação na oferta de alimentos (proteínas oriundas de grãos). Para isso, políticas públicas e parcerias, tanto de empresas privadas quanto de organizações do terceiro setor, são necessárias para a criação de uma agenda que possa reunir tarefas factíveis a todos os parceiros, visando o desenvolvimento sustentável capaz de suprir a necessidade das populações por alimento.  São essas parcerias que chamam a atenção para a leitura do The Protein Challenge 2040, destacando a importância do engajamento coletivo pela produção sustentável da proteína na agropecuária mundial.

Acesse o documento na íntegra acessando esse link.

Autor:
Gustavo R. Palauro
Quer receber mais conteúdos?

Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro!