As metas de comércio e desenvolvimento sustentável no Acordo Mercosul-UE

11/08/2020

O processo de ratificação do Acordo Mercosul-UE prossegue em negociação pelos países membros e existem questões relevantes no capítulo de comércio e desenvolvimento sustentável que envolvem o setor agrícola brasileiro. Uma das questões sensíveis é a proposta de zerar o desmatamento até o ano de 2030.

O sócio-diretor da Agroicone, Rodrigo Lima, analisou as questões em debate no programa Bem da Terra, da TV Terra Viva/Band, em entrevista para a jornalista Renata Maron. “O Brasil tem contribuições importantes para a agricultura de baixo carbono, viabilizadas em grande parte pelo Plano ABC, a política pública que tem como objetivo uma produção agrícola sustentável”, explica Rodrigo Lima.

Segundo ele, é muito importante dialogar com pessoas que tem opiniões diferentes e com o público não especialista sobre as oportunidades de diversificar o agro com conservação dos recursos. “Eu gostaria de salientar que precisamos ter uma política estratégia, visionária em relação a Amazônia, onde o controle do desmatamento seja uma política de Estado”, afirmou.

Assista a entrevista na íntegra.