Experiência de sucesso com semeadura direta em Mato Grosso na Globo Rural

17/09/2020

A experiência do Grupo Agropecuária Fazenda Brasil (AFB) na restauração ecológica com o método da semeadura direta é o tema de artigo publicado pela revista Globo Rural. O Grupo AFB, que possui oito fazendas em Mato Grosso e uma no Rio de Janeiro, tinha um desafio em 2010 para restaurar mais de 700 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APP), visando cumprimento dos termos de ajuste de conduta (TAC).

Com esse desafio, a empresa ousou implementar áreas experimentais de recuperação florestal o método da semeadura direta, ainda pouco conhecido na época, que consiste no plantio de uma mistura de sementes em solo previamente preparado. Nessa mistura de sementes são incluídas espécies de leguminosas de ciclo de vida curto (adubação verde) que promovem sombra para as espécies de crescimento lento, entre outros benefícios.

O sucesso da experiência mostrou-se com resultado para recuperar a vegetação nativa com menor custo: para recuperar 700 hectares de APP, foi investido cerca de R$ 1,4 milhão, 20% do valor para recuperar mesma área com o plantio de mudas.

O artigo é assinado pelos autores Artemizia Moita, gerente do setor ambiental do grupo AFB, Eduardo Malta, especialista em restauração ecológica do ISA e ARSX, e Laura Antoniazzi, sócia da Agroicone que coordena a Iniciativa Caminhos da Semente.

Leia o artigo na íntegra.

Compartilhe